As vias lacrimais consistem em um conduto que leva a lagrima proveniente da superfície do olho para o nariz. São constituídas, em cada lado, por dois pontos lacrimais , um saco lacrimal e um ducto nasolacrimal.
Quando ocorre obstrução em algum desses pontos das vias lacrimais, surgem queixas de lacrimejamento, associado ou não a secreção ocular. Outra queixa frequente é a assadura da pálpebra inferior por a pele estar frequentemente úmida.
Em alguns casos, por acúmulo e estase da lágrima nas vias, pode ocorrer a infecção do saco lacrimal, chamada da dacriocistite. Nesse caso, há necessidade de tratamento com antibiótico antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico.
A obstrução das vias lacrimais pode ocorrer em crianças e adultos.
– Em recém nascidos ocorre pela falha da abertura da válvula de Hasner após o nascimento (válvula que se localiza na saída do ducto nasolacrimal). No primeiro ano, ocorre a desobstrução espontânea ou com massagem em mais de 90% das crianças. Caso não ocorra até 1 ano de idade, há indicação de procedimento de desobstrução das vias lacrimais em centro cirúrgico.
– Já em adultos, essa patologia ocorre mais em mulheres de meia idade, caracterizado pelo estreitamento do ducto nasolacrimal, logo abaixo do saco lacrimal. Na maior parte das vezes o tratamento é cirúrgico.