O Que é Oculoplástica?

Oculoplástica ou Plástica Ocular abrange todas as alterações que ocorrem na região das Pálpebras, vias lacrimais e órbita.

É responsável tanto pela parte estética, que abrange procedimentos para rejuvenescer as pálpebras, quanto pelas diversas doenças que afetam essa região.

Veja o vídeo ao lado, para conhecer mais sobre essa área de atuação que me encanta a cada dia. Além disso, no decorrer da página, você saberá mais detalhes sobre esses segmentos.

Pálpebras

É a estrutura que cobre os olhos, responsável por proteger os olhos. Nós temos quatro pálpebras: duas superiores e duas inferiores.

Vias Lacrimais

As vias lacrimais consistem em um conduto que leva a lagrima proveniente da superfície do olho para o nariz. São constituídas, em cada lado, por dois pontos lacrimais , um saco lacrimal e um ducto nasolacrimal.

Órbita

A órbita é constituída por uma cavidade óssea onde está alojado o globo ocular. Nesse espaço, localizam-se: Os músculos extra-oculares, responsáveis pela movimentação do olho; O nervo óptico, responsável por levar os estímulos nervosos até o cérebro; Veias e artérias que se comunicam com o sistema nervoso central; Gordura pós septal.

Alterações nessas estruturas podem deslocar o olho para fora, para dentro ou para os lados. Além disso, caso haja acometimento do nervo óptico, pode ocorrer baixa de visão.

Rejuvenescimento Periocular

A pálpebra está suscetível às alterações do envelhecimento, assim como a face. Durante esse processo percebemos o aumento da flacidez da pele, o surgimento de bolsas de gordura, a perda do volume subcutâneo, a reabsorção óssea, assim como as alterações da gravidade.

O envelhecimento ósseo da órbita (região que engloba o olho) inicia-se próximo aos 22 anos na mulher e aos 25 anos no homem. Esse local fica cada vez mais amplo, deixando o aspecto dos olhos mais fundos.

No rosto existem compartimentos de gordura, sendo que alguns deles estão localizados na “maçã” do rosto e nas pálpebras inferiores. Com o processo de envelhecimento, a “maçã” do rosto começa a migrar para a parte inferior da face e as bolsas de gordura da pálpebra inferior podem sofrer dois processos: de reabsorção, gerando a impressão de pálpebras "fundas", ou sofrer prolapso, caracterizando as famosas bolsas de gordura palpebral.

Procedimentos

Plástica Ocular