Correção de Obstrução de Vias Lacrimais

Correção de Obstrução de Vias Lacrimais

As vias lacrimais são responsáveis por levar a lágrima do leito lacrimal até a cavidade nasal. Qualquer obstrução nessa passagem, evolui com lacrimejamento, podendo ser associado a secreção ocular e até infecção desse conduto (dacriocistite aguda). Pode ocorrer em adultos ou crianças.

No caso da obstrução de via lacrimal congênita (quando a o bebê nasce com a obstrução), a principal causa está na válvula de Hasner, que não se abre durante os primeiros meses de vida. A maioria dos casos resolvem de forma espontânea.  Até cerca de 1 ano, é recomendado massagem do saco lacrimal, sendo orientada por um especialista. Em alguns casos é necessária a intervenção precoce. O tratamento varia conforme cada caso, podendo ser realizado a sondagem de vias lacrimais, intubação com silicone e/ou dacriocistorrinostomia.

Já na obstrução de vias lacrimais do adulto, no próprio consultório é  realizado o teste de sondagem e irrigação para avaliar se a obstrução é alta (próxima ao bulbo ocular) ou baixa (próximo a cavidade nasal). A partir daí é planejado o tratamento, que na maior parte das vezes é cirúrgico. Em alguns casos a aplicação de toxina botulínica na glândula lacrimal pode tratar o problema de forma temporária.