Levando em consideração que a pele da pálpebra é a mais fina do corpo, essa é a região da face que mais precocemente sofre com o envelhecimento. Por isso a cirurgia de blefaroplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas.
Quais são as queixas referentes ao envelhecimento palpebral?
Frequentemente ouvimos no consultório as seguintes queixas de homens e mulheres:
– Olhar entristecido e cansado
– Flacidez e excesso de pele nas pálpebras
– Surgimento de rugas profundas e superficiais
– Aparecimento de bolsas de gorduras nas pálpebras
– Pálpebras escondendo os olhos
– Dificuldade para maquiar a região das pálpebras
A partir das queixas, realizamos nossa avaliação no consultório, que engloba as medidas de fenda palpebral, avaliação de olho seco na lâmpada de fenda, fotodocumentação, etc.
A cirurgia pode ser realizada em homens ou mulheres, sendo que as técnicas cirúrgicas serão diferentes para cada indivíduo. É possível operar apenas blefaroplastia superior, inferior ou ambas.
A cirurgia de blefaroplastia é responsável por retirar o excesso de pele e gordura das pálpebras, visando melhorar o aspecto da região periorbital e atuar no rejuvenescimento. Ela pode ser considerada somente estética ou funcional:
– Estética: O excesso de ele e as bolsas de gordura trazem a tona um aspecto de cansaço contínuo e envelhecimento precoce facial. A blefaroplastia visa melhorar isso.
– Funcional: o excesso de pele / gordrua é tanto, que oclui o centro da visão, sendo necessário erguer o queixo para enxergar melhor.
Existe idade ideal?
Não. A genética tem grande importância no envelhecimento dessa região: frequentemente há um parente de primeiro grau que também apresenta o quadro. Assim, as alterações palpebrais decorrentes do envelhecimento podem aparecer em qualquer idade e consequentemente, a indicação cirúrgica também pode acontecer independente da idade.
O tempo de cirurgia varia de 40 minutos a 1 hora para as pálpebras superiores e cerca de 2 horas para pálpebra superioe e inferior.
A anestesia pode ser somente local ou associada a sedação. Nesse último caso o anestesista estará em sala e realizará a sedação para maior conforto do paciente. A escolha da anestesia será feira na consulta pré operatória, dependendo do perfil do paciente, do desejo do paciente e do tipo de cirurgia.